Contratos no ambiente digital eProtocolo

A formalização dos contratos de compra e venda de energia no Mercado Livre, é uma etapa fundamental na realização dos negócios e na organização das regras e procedimentos acordados entre comercializadores e clientes.

Mas afinal, quais são as estratégias para deixar esse processo ainda mais ágil? Nós estamos falando da possibilidade de fazer tudo isso no ambiente digital com total confiabilidade e muito mais rapidez.

Para abordar todas as vantagens dessa forma de assinatura dos contratos, nosso convidado é o Luciano Manoel dos Santos, que é técnico administrativo da Superintendência de Gestão da Copel Mercado Livre.

O que é e como funciona o processo de formalização dos contratos dentro do ambiente do eProtocolo, que foi o ambiente escolhido pela Copel para assinatura desses contratos e é o local oficial dos contratos eletrônicos do Governo do Estado do Paraná?

Esse tema é fundamental, a formalização das operações de compra e venda de energia no ambiente livre é sempre bom lembrar que igual qualquer outro produto que seja comercializável, existem diversas regras, legislações que vão nortear os processos de compra e venda, e com energia elétrica não é diferente.

Para toda operação de compra e venda de energia que fazemos lá na Coppel Mercado Livre, é necessário assinatura do contrato, então ali vão ser definidas as regras e procedimentos que serão adotados durante a vigência deste contrato, que tem uma duração específica de um início de suprimento e o final do suprimento.

Pouco tempo atrás, quando se falava em assinatura de contrato, logo se vinha a mente aquele pilhazinha de papéis, pelo menos ali umas 20 páginas, de estar cada uma delas, todos os envolvidos, gerava toda uma logística, para pessoa ter que assinar, levar para testemunha, reconhecer firma no cartório, daí colocar no correio. Nesse modo tradicional, como a gente chama um contrato, por mais sérias que as duas partes procurassem ser, a gente não conseguia em menos de um mês todo esse processo de assinatura.

Há muito tempo a gente estava buscando uma forma de agilizar e baratear esse processo, até devido ao grande volume de operações que a Copel MercadoLivre passou a fazer nos últimos anos e o eProtocolo se encaixou perfeitamente no nosso dia a dia, ele é bastante simples e seguro. 

A pessoa precisa fazer um cadastro, ela vai preencher os dados como o CPF, RG, data de nascimento, nome da mãe, ela vai receber aqueles códigos de confirmação de segurança, um pelo celular e outro por e-mail, para que seja certificado mesmo de que é o titular daquele CPF que está ali fazendo o cadastro para posteriormente realizar essas assinaturas dos contratos.

Dá para dizer que a assinatura acontece instantaneamente? 

Sim! Quando demandamos as assinaturas, nós orientamos que os representantes legais precisam assinar fazendo uso de um certificado digital, pode ser um e-CPF ou um e-CNPJ que a maioria das empresas já possuem.

Outra vantagem é que todos podem ter acesso ao documento simultaneamente, diferente de um documento físico, mesmo dentro da mesma empresa passaria pelo menos por quatro, cinco, seis pessoas e no eProtocolo é diferente, todos podem visualizar ao mesmo tempo.

Uma vez que todas as partes assinaram, então já está valendo e é só começar a usufruir dos benefícios do Mercado Livre de Energia?

Exatamente, seguindo todas as regras e obrigações que estão ali descritas, pode fazer o uso de todas as vantagens e economia que o Mercado Livre proporciona.

Se você quiser saber mais sobre o produto Simplifique contate nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tamanho dos textos