Por que é importante investir em eficiência energética?

Por que é importante investir em eficiência energética

Atualmente, o país é responsável por um desperdício de energia exorbitante, justificado pela obsolescência dos processos industriais, inadequação dos sistemas de refrigeração, aquecimento e iluminação e falta de conscientização da população. Neste cenário, é possível afirmar que existem inúmeras oportunidades para aumentar a eficiência energética em cada setor da economia. Este processo promove a redução de custos junto à sustentabilidade.

O que é eficiência energética?

A eficiência energética está relacionada a um consumo racional, visando manter a qualidade do serviço com o menor gasto de energia. A busca pela melhoria da eficiência energética dos sistemas produtivos é fundamental para o desenvolvimento sustentável, pois promove ganhos nas esferas social e ambiental e ainda estimula a competitividade, podendo ser obtida através de mudanças tecnológicas, da gestão organizacional e de mudanças comportamentais.

Por que investir em eficiência energética?

A consequência direta da implantação de um projeto de eficiência energética na sua empresa é a economia nos gastos com eletricidade. Essa diminuição nos custos de produção permite diminuir o preço do serviço ou produto e aumentar a competitividade.  Além disso, contribui para a redução dos gases de efeito estufa e reduz a demanda de importação de energia, tornando a empresa mais sustentável.

Como tornar meu negócio mais eficiente?

O primeiro passo é avaliar e identificar os focos de desperdícios, e em seguida, implementar as melhorias. As ações a serem tomadas compreendem adoção de tecnologias mais eficientes, troca de motores, melhorias no sistema de iluminação e de ar comprimido, otimização de processos térmicos, correção do dimensionamento de equipamentos. Uma alternativa é buscar um programa de gerenciamento de energia que inclui uma auditoria energética e a conscientização e o treinamento do pessoal.

Projeto de Eficiência Energética 

É possível contratar uma empresa responsável para realizar a implantação de um projeto de eficiência energética no seu negócio. Este se inicia pela avaliação energética dos sistemas consumidores de energia, determina e detalha as ações corretivas considerando a viabilidade técnica e econômica da implantação. 

Geração e distribuição

Na geração de eletricidade, cerca de 60% da energia usada é perdida na forma de calor, essa perda poderia ser utilizada para realizar o aquecimento da água de residências localizadas próximas à planta. Outra solução eficiente é a Rede elétrica inteligente, ou Smart Grid, sistemas de transmissão e distribuição de energia elétrica que usufruem de recursos digitais e tornam o sistema mais eficiente, permitindo o controle do fluxo de energia.

Políticas governamentais

Medidas de incentivo por parte dos governos também são importantes, tais como acordos com indústrias com metas de eficiência energética, normas com índices mínimos de eficiência energética e incentivos fiscais e crédito para financiamentos. Em 1985, o governo federal brasileiro instituiu o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel com o objetivo de orientar o consumidor a comprar produtos com maiores níveis de eficiência energética, através de sinalizações. 

Além deste, o Programa de Eficiência Energética, que é regulado pela ANEEL, tem como objetivo promover o uso consciente da energia elétrica em todos os setores através de projetos que mostram a importância da melhoria de eficiência energética de processos, equipamentos e usos finais.

No âmbito das concessionárias, contratos firmados entre as distribuidoras e a ANEEL estabelecem que 0,4% da receita anual das empresas seja direcionada a ações de combate ao desperdício de energia. Neste contexto, se mantém o Programa de Eficiência Energética das Empresas de Distribuição.

Eficiência energética e o mercado livre de energia

A maximização da eficiência energética e o mercado livre de energia constituem o combo ideal para reduzir as despesas com energia e a pegada ecológica da sua empresa. Conte com a COPEL Mercado Livre para migrar para o ambiente livre de maneira segura e com a melhor relação custo-benefício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tamanho dos textos