O meio ambiente pede uma mudança de atitude quando o assunto é emissão de gases. Para frear as mudanças climáticas causadas por essa emissão, muitas empresas – e até mesmo governos – já estão buscando a transição energética. Isto é, substituir fontes não-renováveis e poluentes, como carvão mineral e petróleo por fontes renováveis, como hidrelétrica, solar, biomassa e eólica.

A gravidade da pauta ganhou maior conhecimento com as projeções feitas pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Elas indicam que, caso as emissões sigam altas pelos próximos anos, não só o meio ambiente será prejudicado com as mudanças climáticas. Mas a economia e a sociedade também podem sofrer impactos desastrosos.

A Oxford Economics trouxe este panorama mais para perto da realidade. O relatório apresentado pela entidade mostrou que, caso as emissões de gases de efeito estufa (GEE) não apresentem redução considerável nos próximos anos, à Terra poderá apresentar aquecimento de 2 graus Celsius em 2050. Esta possibilidade irá reduzir o PIB mundial entre 2,5% e 7,5%, número que pode atingir 30% caso o planeta apresente aumento de 4 graus na temperatura.

Uma das formas encontradas para contribuir com a situação é apostar em fontes de energia renovável em todas as operações. Deste modo, é possível contribuir para uma economia de baixo carbono.

Como contribuir?

Uma das formas para contribuir com a redução de emissão de gases é realizar a migração para o Mercado Livre de Energia, que oferece economia, competitividade e flexibilidade para os geradores, comercializadores e consumidores. Como o setor oferece a compra de energia incentivada, a negociação contribui para o surgimento de novos empreendimentos, normalmente voltados à transição de energia e com a descarbonização.

A energia incentivada pode ser buscada pelos consumidores especiais, que contam com uma demanda menor de energia, que deve ser de, no mínimo 0,5MW.

A Copel Mercado Livre busca facilitar a transição energética para os seus consumidores com o uso de diferentes fontes de energia renovável e em um processo confiável e seguro. A neutralização de emissão de carbono também é uma meta de Copel Mercado Livre, que conta com Certificados de Energia Renovável (REC e I-REC).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tamanho dos textos