A partir de 2024, todos os clientes do grupo A poderão migrar para o mercado livre.
A partir de janeiro de 2024, será permitida a migração para o mercado livre de energia para todos os consumidores do grupo A. Essa ampliação foi estabelecida pela Portaria nº 50/2022 do Ministério de Minas e Energia e traz benefícios para pequenas e médias empresas que operam em alta tensão, tais como padarias, açougues, farmácias e outros estabelecimentos similares. Essa mudança representa a maior abertura do mercado desde 1995.
No ambiente de contratação livre, os consumidores podem escolher de quem comprar energia, e não ficam limitados à distribuidora tradicional. Essa competição impulsiona a busca por preços mais atrativos, estimulando as empresas a oferecerem condições vantajosas para conquistar clientes. Além disso, os consumidores podem escolher o fornecedor com melhor serviço, bem como a fonte de energia utilizada, priorizando aquelas provenientes de fontes renováveis.
Redução nos custos com energia
No caso específico da Copel Mercado Livre, a migração para o mercado livre de energia pode resultar em uma redução significativa nos custos com energia. Estima-se que essa redução possa chegar a até 30% em relação aos gastos no ambiente regulado. Essa economia pode representar um alívio financeiro substancial para as empresas, permitindo que elas direcionem esses recursos para outros investimentos e melhorias.
Com maior liberdade de escolha, os consumidores têm a possibilidade de optar por fornecedores que atendam às suas necessidades específicas, considerando não apenas o preço, mas também a qualidade e a sustentabilidade. Por sua vez, as empresas são incentivadas a adotar práticas mais sustentáveis, como o consumo de energia renovável, o que contribui para a redução de custos e para a construção de um futuro mais sustentável.
Quer saber mais? Entre em contrato com a equipe da Copel Mercado Livre através do link https://copelmercadolivre.com/atendimento/