Mercado Livre

compradora de energia feliz
Cliente Copel Mercado Livre

Você com liberdade de escolha

O Mercado Livre permite que as empresas escolham o fornecedor de energia de sua preferência. Mais de 30% da energia consumida no Brasil já está no Mercado Livre e esse percentual só tende a crescer.

Isso possibilita a negociação de preço, período do contrato, quantidade de energia e prazos para pagamento. Além disso, sua empresa pode optar pela compra de energias renováveis, uma atitude que, além de gerar economia, ajuda o meio ambiente.

Vale lembrar que qualquer empresa, independente do ramo de atuação e região, tem acesso ao Mercado Livre.

Reduza custos e aumente a previsibilidade de suas despesas, com suporte de uma equipe experiente e certificada. Participe do Mercado Livre de Energia com a segurança da Copel.

Copel explica

Quem pode contratar Energia Livre

O Mercado Livre permite que as empresas escolham o fornecedor de energia de sua preferência.

Isso permite flexibilidades na negociação de preço, período do contrato, quantidade de energia e prazos para pagamento. Além disso, sua empresa pode optar pela compra de energias renováveis, uma atitude que, além de gerar economia, ajuda o meio ambiente.

Vale lembrar que qualquer empresa, independente do ramo de atuação ou município em que esteja localizada, tem acesso ao Mercado Livre, com liberdade de escolha do fornecedor de sua preferência. Mais de 30% da energia consumida no Brasil já está no Mercado Livre e esse percentual só tende a crescer.

Reduza custos e aumente a previsibilidade de suas despesas, com suporte de uma equipe experiente e certificada. Participe do Mercado Livre de Energia com a Copel.

compradora de energia feliz

SUA EMPRESA ECONOMIZA E TEM PREVISIBILIDADE NA FATURA

Mercado Livre

O Mercado Livre ocorre no Ambiente de Contratação Livre – ACL.

Aqui existe a possibilidade de escolher um fornecedor de energia de confiança. É possível fechar contrato com uma usina de energia renovável. No Mercado Livre os contratos de energia são negociados entre o vendedor e o comprador.

O preço é acordado entre as partes e não existe surpresa com a variação da despesa de energia, porque no Mercado Livre não tem bandeiras tarifárias e o indicador de reajuste do contrato é conhecido de todos.

A empresa que participa do Mercado Livre firma um contrato de energia com o fornecedor de sua escolha e outro contrato de transporte com a distribuidora, denominado Contrato de Uso do Sistema de Distribuição – CUSD.

Mercado Cativo

O Mercado Cativo ocorre no Ambiente de Contratação Regulada – ACR.

No Mercado Cativo não existe a possibilidade de escolha do fornecedor ou qualquer tipo de negociação do Contrato de Fornecimento e as tarifas são fixadas pela ANEEL.

Nesse ambiente, as despesas variam mensalmente de acordo com a cor da Bandeira Tarifária e anualmente de acordo com o reajuste definido pela ANEEL. Nesse mercado estão as residências e as empresas com demanda contratada inferior a 500 kW.

No Mercado Cativo a empresa firma o Contrato de Fornecimento com a distribuidora, que contempla a tarifa da energia e a tarifa do transporte (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição – TUSD), ambas fixadas pela ANEEL.

Importante destacar que o valor da tarifa de uso para a empresa que participa no Mercado Cativo é a mesma para a empresa que participa no Mercado Livre.

sob medida

Para sua Empresa

Consumidor Livre (igual ou superior a 2.000 kW)

Se a sua empresa possui demanda contratada com a distribuidora igual ou superior a 2.000 kW, está apta a participar do Mercado Livre na categoria de consumidor livre.

Se ainda não tiver alcançado esse patamar, fique atento e se prepare para os anos seguintes, já que a demanda mínima contratada está reduzindo com frequência.

Para o ano de 2021 esse montante tem a previsão de redução para 1.500 kW, em 2022 para 1.000 kW e no ano de 2023 será de 500 kW.

Consumidor Especial (igual ou superior a 500 kW)

Se a sua empresa possui demanda contratada com a distribuidora igual ou superior a 500 kW, está apta a contratar energia no Mercado Livre na categoria consumidor especial. 

Uma rede de supermercados, por exemplo, pode somar a demanda contratada em cada estabelecimento para alcançar a demanda mínima de 500 kW e participar do Mercado Livre como consumidor especial.

TIPOS DE ENERGIA

A Energia do Mercado Livre

Energia Convencional

É produzida a partir das hidrelétricas e também das termoelétricas que utilizam combustíveis fósseis, tais como o gás natural.

O Consumidor Livre tem a liberdade de participar adquirindo tanto a energia incentivada, como a energia convencional. No entanto, diferente da energia incentivada, a energia convencional não concede desconto na Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição – TUSD.

Energia Incentivada

Essa é a energia produzida a partir de usinas eólicas, fotovoltaicas, pequenas centrais hidrelétricas e usinas termoelétricas à biomassa.

O consumidor especial pode participar do Mercado Livre, desde que adquira energia desta categoria. A energia incentivada garante desconto de pelo menos 50% na tarifa de transporte da energia da empresa, conhecida como Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição – TUSD.

Formas de participar do Mercado Livre

Consumidor Varejista

Forma Tradicional

Pela forma tradicional, a sua empresa torna-se associada à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, assumindo todas as obrigações, tais como, pagamento dos emolumentos, abertura de conta corrente específica, pagamento ou recebimento das sobras ou déficits de energia, entre outras.

Com o serviço de gestão no Mercado Livre ofertado pela Copel, você não se preocupa com todas essas atividades e conta com uma assessoria profissional para a sua empresa.

Forma-Tradicional-2

Consumidor Varejista

A modalidade consumidor varejista é a forma mais simples de participar do Mercado Livre, sem que a sua empresa precise se tornar associada a CCEE.

Nessa modalidade, a Copel Mercado Livre assume todas as obrigações e responsabilidades da sua empresa perante a CCEE.

Sua melhor escolha

Vantagens de contratar a Copel Mercado Livre de Energia

Escolha

A empresa pode escolher o fornecedor de energia que tenha solidez e experiência de atuação, podendo inclusive escolher adquirir energia renovável.

Competitividade

Sua empresa ganha competitividade adquirindo energia a preços mais baixos do que no mercado cativo e com condições adequadas ao consumo.

Negociação

Preço, volume, prazo e forma de reajuste,  permitem maior flexibilidade com a adequação do suprimento às necessidades e características de cada empresa.

Previsibilidade

O contrato da sua empresa pode ser negociado com preço fixo, indexado a um índice de inflação, no qual bandeiras tarifárias impostas pelo Governo não influenciam.

Tamanho dos textos