A responsabilidade socioambiental é um assunto que está no radar de quem atua no Mercado Livre de Energia, por conta disso quem compra e vende energia no ambiente livre pode optar pelos certificados I-RECs (Certificado Internacional de Energia Renovável) uma espécie de certificado internacional que contabiliza as pegadas de carbono, e assim valoriza os agentes do mercado. Por isso vale saber como funciona a certificação e entender como ela pode te beneficiar.
Para falar sobre os certificados de energia renovável a nossa convidada é Ana Maria Antunes Guimarães que é analista de comercialização da Copel MercadoLivre.
O que são os certificados de energia renovável, também são conhecidos como I-RECs?
O Brasil integra o Sistema REC Standard que é, um sistema global de rastreamento de atributos ambientais de energia. Esses certificados garantem que a energia gerada por um determinado gerador é oriundo de fonte renovável seja fonte hídrica, eólica, solar ou biomassa.
Como os I-RECs interferem no Mercado Livre de Energia
O interesse por I-RECs pelos consumidores livres, deve-se principalmente pela possibilidade de redução da pegada de carbono. Já que esse certificado propicia uma contabilização confiável para comprovação de emissões do Escopo 2 – emissões indiretas causadas pelo consumo de energia elétrica comprada da grade do Sistema Interligado Nacional (SIN).
No caso daquelas empresas que elaboram inventários de emissões de gases de efeito estufa, ou aquelas que respondem questionários de outras plataformas de sustentabilidade como CDP, o WHIS e o GRI.
Lembrando também que, o consumo de energia de fontes renováveis é uma forma de agregar valor ao produto ou ao serviço de uma empresa. Ao adquirir a energia com certificado a empresa pode comprovar a origem da energia consumida e divulgar junto aos seus clientes. O que é uma forma da empresa mostrar seus compromissos com a sustentabilidade.
Quem que emite esses certificados?
Cada país possui uma emissora local. No Brasil, o emissor é o Instituto Totum, o emissor é responsável por auditar os geradores e emitir os certificados I-RECs nesse sistema, sendo que cada 1 MWh gerado é igual a 1 I-REC.
Uma vez registrado esse certificado no sistema, ele está apto para ser transferido e comercializado, e um operador de mercado como a Copel Mercado Livre pode então aposentar esse certificado no nome do consumidor. Importante ressaltar que uma vez que isto foi feito, esse certificado não pode mais ser transferido.
Um dado estatístico, de acordo com o Instituto Totum no ano de 2020 foram transacionados 4 milhões de certificados e a perspectiva para 2021 é de 10 milhões.
Quais são os produtos que a Copel Mercado Livre oferece para os clientes que optam por esse certificado?
Em breve, teremos em nosso portfólio de produtos contratos de energia com os I-RECs. Esses I-RECs são oriundos do próprio parque gerador do grupo Copel e também de terceiros. Mas também haverá I-RECs para aqueles clientes que já tenham seu contrato de energia firmado.
Bem interessante isso, porque também está completamente alinhado aos objetivos do desenvolvimento sustentável.
Essa é uma iniciativa da Copel Mercado Livre que está alinhada a ODS7 da agenda 2030 e é um dos ODS priorizados pelo grupo Copel.