Ritmo de chuvas em 2022 contribui para recuperar os reservatórios. Ciclos de chuvas nos anos anteriores estiveram muito abaixo da média histórica.

Em outubro de 2022 o indicador de Energia Natural Afluente (ENA) armazenável atingiu 103% da média histórica do submercado Sudeste/Centro-Oeste, responsável por aproximadamente 70% sistema. O bom ciclo hidrológico visto nos últimos meses tem contribuído para a gradual recuperação dos reservatórios das usinas hidrelétricas brasileiras, duramente afetados escassez de chuvas entre 2019 e 2021.

O indicador de Energia Armazenada (EAR) nos reservatórios das usinas hidrelétricas do Operador Nacional do Sistema (ONS) aponta para uma franca recuperação em relação aos anos anteriores, com destaque para o quadro crítico observado em 2021, conforme gráfico a seguir:

O período de chuvas positivo registrado até o momento deve afastar riscos de acionamento de usinas termelétricas para o próximo ano. Estas usinas são mais caras e poluentes, elevando o custo de geração de eletricidade no sistema. Os riscos de aumento com os custos de energia para os consumidores, no entanto, seguem no radar – sobretudo por riscos regulatórios e pela necessidade de abatimento de montantes financeiros destinados às distribuidoras locais para o enfrentamento de crises nos últimos anos.

Mercado livre proporciona maior previsibilidade

Em um cenário de crise hídrica, como visto nos últimos anos no Brasil, o advento das bandeiras tarifárias aparece como uma forma de arrecadar mais recursos e cobrir os custos de geração com usinas mais caras. Os impactos destas bandeiras sobre a composição de custos com energia dos consumidores podem ser severos.

No mercado livre de energia os consumidores negociam o fornecimento diretamente com os fornecedores e comercializadores de energia. Os preços e demais condições comerciais são fixadas diretamente entre demandantes e ofertantes de eletricidade. O preço firmado em contrato será válido por todo o período de vigência, sem alterações em relação à ocorrência das Bandeiras Tarifárias.

Dessa forma, a previsibilidade no cálculo dos custos com energia para o período que durar o contrato é garantido, sem a intercorrência de custos extras ao longo do contrato. Para consumidores de grande e médio porte a previsibilidade é essencial para buscar mais eficiência e expansão produtiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *