Blog

COMO O MERCADO LIVRE DE ENERGIA PODE CONTRIBUIR COM A REDUÇÃO DOS CUSTOS DE ENERGIA

Publicado em 31 de julho de 2023

Os impactos do mercado livre de energia na redução das tarifas para consumidores

A busca pela redução de custo da energia elétrica e promoção da sustentabilidade no Brasil tem sido cada vez maior entre as empresas. Nesse sentido, a adesão ao mercado livre de energia representa uma valiosa oportunidade. De acordo com informações do boletim de janeiro da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), o ambiente de contratação livre já é responsável por 37% de todo o consumo de energia no país. A migração para ao ambiente de contratação livre pode ajudar os consumidores a economizar nos gastos com energia.

Atualmente, o custo da energia, essencialmente, representa, em média, 38% da fatura de eletricidade dos consumidores brasileiros. Os demais elementos da conta incluem encargos, repassados ao governo, além de perdas e os custos relacionados à distribuição e transmissão.

Escolha e planejamento

As principais vantagens do mercado de livre de energia são, dentre outras, a liberdade de escolha do seu fornecedor e a flexibilidade para estabelecer contratos mais longos e planejar seus gastos energéticos (vantagem econômica e previsibilidade orçamentária). Ao ter a oportunidade de adquirir energia de fonte renovável, os clientes do mercado livre também podem agregar valor à sua atuação e contribuir para a sustentabilidade ambiental, aspecto cada vez mais valorizado pelos. É comum que os contratos no ambiente de contratação livre tenham uma duração média entre três e cinco anos, embora o prazo possa variar dependendo das negociações entre as partes envolvidas.

Essa modalidade de contratação oferece uma redução média de 20% nos custos de energia, podendo alcançar números ainda mais expressivos. Além disso, é possível negociar preços, quantidades de energia adquirida e outras condições contratuais, proporcionando um maior controle sobre o consumo e promovendo uma gestão energética mais eficiente e personalizada.

A partir de 2024, com a abertura gradual do mercado livre de energia, pequenas e médias empresas poderão buscar alternativas mais vantajosas em termos de preço, qualidade do serviço e até mesmo escolher fontes de energia específicas, de acordo com suas necessidades e valores. Além disso, o aumento do número de clientes participando desse ambiente de contratação tende a impulsionar a oferta de energia e a competição entre os fornecedores, levando a preços mais competitivos.

COMPARTILHAR:

Notícias mais recentes