Premiação realizada pelo jornal Valor Econômico indica as melhores empresas por setor econômico. Copel aparece como líder entre as empresas de energia no Brasil.
A Companhia Paranaense de Energia Elétrica atingiu o topo do ranking desenvolvido pelo jornal Valor Econômico – Valor 1000. A premiação reúne as empresas de maior destaque por setor econômico. No segmento de energia a Copel atingiu o posto de melhor empresa do país. O prêmio vem após a Copel concentrar esforços no negócio central da empresa: geração, distribuição, transmissão e comercialização de energia.
Participações em negócios de telecomunicações e gás canalizado deram lugar à maiores investimentos em expansão da capacidade de geração. Estes investimentos estão concentrados sobretudo na geração por fontes renováveis. Hoje, dos 6,7 GW gerados pela companhia, 13% vêm da geração eólica. A meta é ampliar essa participação, incluindo energia fotovoltaica, para 25% de uma geração total estimada entre 8 GW e 9 GW, até 2030.
O portfólio da Copel é composto por 24 usinas hidrelétricas, 34 eólicas, duas termelétricas e uma geradora solar. A maior parte da energia produzida por esse conjunto de usinas vem de fontes hidráulicas (hidrelétricas), cerca de 83%, enquanto as eólicas respondem por 13%, as térmicas a gás por 4%.
Copel Mercado Livre também é líder no setor
O reconhecimento da excelência da empresa também pode ser visto no mercado livre, com a Copel Mercado Livre tendo alcançado a liderança como maior empresa de comercialização de energia no Brasil em março de 2022. Criada em abril de 2016, a Copel Mercado Livre chega ao sexto ano de atividade na posição de maior comercializadora do Brasil.
Em 2021, a empresa comercializou 31.830 MWmédios no ano e conquistou a maior participação no mercado: 4,7% do total, em um segmento do qual participam mais de 400 comercializadoras. Os dados integram relatório divulgado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Para os consumidores é relevante estar associado a uma comercializadora de grande porte, com parceiros por todas as regiões brasileiras, de geradores a consumidores livres. A segurança proporcionada pela maior comercializadora do Brasil se reflete nas melhores condições de contratação de fornecimento, com resultados de maior economia e estabilidade.