Desde o começo de junho a equipe comercial da Copel Mercado Livre participa de uma série de eventos com empresários para dar orientações, tirar dúvidas e explicar como é possível economizar até 30% na conta de luz com o mercado livre de energia. A iniciativa é promovida pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e dissemina informações sobre como migrar e participar do novo modelo de compra de energia.
Os consultores da companhia destacam a oportunidade de se beneficiar com a expansão do mercado livre que vai ocorrer em 2024. Essa ampliação vai beneficiar pequenas e médias empresas, como mercados, padarias, açougues e outros negócios que ainda são atendidos no ambiente de contratação regulada. Isso significa que hoje eles ainda precisam obrigatoriamente comprar da distribuidora de energia, mas a partir do ano que vem poderão pagar menos no mercado livre.
Atualmente, o mercado livre é limitado aos clientes com demanda mínima de 500 quilovolts (kW) por mês, o que na prática engloba grandes empresas. A partir de 2024, essa limitação deixará de existir e todos os consumidores que são atendidos em alta tensão poderão migrar para o ambiente de contratação livre. “Com a abertura do mercado, 12.800 unidades consumidoras do Paraná poderão migrar para o mercado livre”, explica Antônio Lemes de Proença Júnior, analista de comercialização da Copel.
Se você tem é atendido em alta tensão e tem interesse na possibilidade de economia, clique aqui para simular o potencial de desconto com a mudança para o mercado livre.
O papel do mercado livre de energia nas indústrias
O mercado livre de energia contribui para a redução de custos e aumento da eficiência das indústrias de diversas maneiras. Com ele, as indústrias têm a oportunidade de negociar diretamente com geradores e comercializadores de energia elétrica, o que cria um ambiente de livre concorrência que leva a preços mais competitivos.
Além disso, as indústrias podem personalizar contratos de fornecimento de energia elétrica de acordo com suas necessidades específicas, adaptando-se ao seu perfil de consumo e otimizando o uso da energia. Hoje, das 3,2 mil unidades consumidoras no Paraná que já estão aptas, cerca de 2,8 mil já migraram para o Mercado Livre, o que representa 90% do total.
Agenda de eventos
Os eventos de orientação sobre o mercado livre de energia já foram realizados em Irati, Ponta Grossa e Curitiba. Nos próximos meses eles vão ocorrer nas Casas da Indústria das principais cidades do estado. Confira abaixo as datas do evento em cada cidade. Para participar, clique aqui e entre em contato com a equipe da Fiep
· 5/6 – Ponta Grossa
· 6/6 – Irati
· 13/6 – Curitiba
· 10/7 – Maringá
· 11/7 – Londrina
· 12/7 – Arapongas
· 13/7 – Apucarana
· 8/8 – Cascavel
· 9/8 – Francisco Beltrão
· 10/8 – Pato Branco · Guarapuava – data a ser definida.