• Página Inicial

Para aproveitar da melhor forma os benefícios do mercado livre, é preciso fazer alguns estudos para entender questões como a demanda de energia a ser contratada e uso de energia nos últimos meses.

No início do ano, entrou em vigor o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) horário. Isto é, o novo cálculo para definir o preço da energia passou a ser feito de maneira horária e não mais semanal. Este cálculo, que é referência para o mercado de curto prazo, foi facilitado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) que lançou um simulador que projeta os valores. Deste modo, a transição para o PLD horário é feita com mais segurança por parte dos consumidores livres.

Informação e transparência

A ferramenta de cálculo é um modelo simplificado, mas muito eficaz, que permite com que os usuários entendam diferentes cenários e tomem a decisão mais assertiva para o seu contrato, fortalecendo a liberdade de escolha proposta pelo ambiente livre. Outro ponto positivo do simulador é trazer ainda mais transparência e informação para o setor.

Além do consumidor, os agentes também encontram benefícios com a ferramenta, já que, segundo a CCEE, foi solicitada por eles mesmos. Mesmo com o auxílio do simulador, a entidade indica que as decisões não sejam tomadas apenas com base nele, mas, sim, que a plataforma seja usada para entender situações hipotéticas.

Como funciona?

O simulador da CCEE busca entender a geração e o consumo em diferentes segmentos. Para isso, é preciso acessar o site da entidade e baixar o arquivo com o simulador. Para utilizá-lo, é preciso informar alguns dados, como a data do início e fim da simulação. Vale ressaltar que esta data deve estar entre o dia 1º de janeiro de 2019 a 31 de agosto de 2020.

Em seguida, é preciso selecionar se vai ser utilizado com base o preço original do PLD/Encargos pré-fixado ou se o usuário prefere preencher manualmente. Neste momento, também é possível inserir o Fluxo MRE. Para finalizar, o simulador indica a região e dados de geração e consumo dos contratos. É possível ver o panorama indicado pelo simulador ao clicar no botão “Visualizar base de perfil de modulação”.

Segundo a CCEE, as simulações se baseiam na média de consumo e geração em cada hora de um dia comum para diferentes tipos de fontes de geração e segmentos de consumo.

A Copel Mercado Livre também te ajuda a entender as mudanças do mercado livre de energia. Entre em contato para saber como fazer parte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *