O engenheiro eletricista Fillipe Henrique Neves Soares é o novo diretor-geral da Copel Mercado Livre. Ele foi empossado em cerimônia realizada na nova sede da Companhia, no Km3, e assume o lugar de Franklin Miguel, que saiu no final de setembro para assumir novos desafios profissionais.

Ex-diretor técnico da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia (Abrace), Soares foi escolhido após a realização de um processo seletivo e vai comandar a comercializadora de energia da Copel para um mandato de dois anos.

“Estou muito animado com esse novo desafio. A Copel é uma empresa com mais de 60 anos, com grande participação de energias renováveis em seu portfólio, alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, ressaltou Soares. Ele pontuou que o ambiente de comercialização é bastante dinâmico e já faz parte do dia a dia de sua carreira há bastante tempo.

“Espero contribuir bastante para o time da Copel Mercado Livre e para a Copel de um modo geral.” 

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2017), Soares atua no mercado de energia há quase 20 anos, com ênfase nas seguintes áreas: planejamento de expansão, comercialização de energia elétrica, planejamento integrado de recursos e monitoramento. Foi diretor técnico da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia (Abrace) entre 2018 e 2021, gerente comercial de energia da Alcoa Alumínio entre 2013 e 2018, e trabalhou entre 2006 e 2010 na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), onde foi especialista em desenvolvimento de mercado e analista de leilões de energia.  

Para o presidente da Copel, Daniel Slaviero, a contratação é um importante reforço ao trabalho sólido de expansão no mercado que vem sendo desenvolvido pela empresa. “Nós esperamos a continuidade do trabalho que vem sendo feito de expansão dos clientes, de abertura do mercado livre de energia, de aumento de rentabilidade e que os processos internos possam estar cada vez mais informatizados e automatizados”, afirmou. “É um grande desafio e nós estamos muito animados com a chegada dele e com o trabalho que vem sendo feito pela empresa.” 

O novo diretor-geral assume a empresa em um momento de destaque. Criada em 2016, a Copel Mercado Livre cresceu ao longo dos últimos anos e, atualmente, é a maior comercializadora de energia do Brasil em volume de energia comercializado. No período, a empresa aumentou o número de clientes em mais de 90 vezes. Somente nos últimos quatro anos, a subsidiária cresceu 171%. 

Com atuação competitiva e foco no cliente final, a empresa trabalha para cumprir a missão da Copel, de investir no mercado de energia de forma sustentável e rentável, garantindo recursos para aplicar cada vez mais no Paraná. Além disso, a empresa também tem contribuído para a gestão eficiente dos recursos públicos, Nos últimos anos, a Copel Mercado Livre assinou contratos para venda de energia a importantes instituições públicas: Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, Porto de Paranaguá e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *