• Página Inicial

Mês de maio é marcado por fortes chuvas na região sul do Brasil e recuperação do armazenamento no subsistema Sudeste/Centro-Oeste. Demanda registra leve queda em maio, embora consumo industrial siga em recuperação.

O Operador Nacional do Sistema (ONS) divulgou em meados de maio a expectativa de chuvas intensas e do consequente armazenamento das usinas do subsistema operando próximo à capacidade máxima. O ONS espera chuvas do patamar de 187% da média histórica para o mês – volume próximo ao recorde se confirmado o nível de precipitações. A hidrologia abundante nos primeiros meses de 2021 contrasta com a seca que se estabeleceu na região sul do Brasil em 2019 e 2020 – fato que levou o Ministério de Minas e Energia (MME) a avaliar como a mais severa dos últimos 90 anos.

O subsistema Sudeste/Centro-Oeste, responsável por 70% do armazenamento total, também deve registrar recuperação em relação aos dois anos anteriores, embora com menor intensidade. O ONS prevê um patamar de 68% do armazenamento total dos reservatórios do subsistema para o mês de maio. Subsistemas Norte e Nordeste devem registrar armazenamento próximo aos 100% da capacidade.

Redução na expectativa de demanda

Em relação à expectativa da demanda divulgada no dia 6 de maio, o ONS espera uma redução. A expectativa de redução de 0,2% é resultado das baixas temperaturas esperadas para as próximas semanas, sobretudo na Região Sul com recuo de 3,5% de carga em ao mesmo período de 2021.

Pelo lado da economia, o consumo industrial tem registrado recuperação após período de incertezas sobre desajustes nas cadeias globais e nacionais de produção – em muito impactadas pela pandemia de Covid-19. A retomada produtiva de grandes consumidores industriais tem elevado a demanda por energia elétrica, dado também registrado no crescimento da carga por parte dos consumidores associados ao mercado livre.

Composto por muitos consumidores industriais em busca de redução de custos com energia elétrica, o mercado livre possibilita uma avaliação sobre o nível de atividade da indústria local. Os seguidos aumentos de carga no mercado livre reforçam a recuperação econômica observada por parte do consumo industrial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *