No dia 14 de novembro, a equipe da Copel Mercado Livre preparou um evento especial para compartilhar informações sobre como migrar para o mercado livre de energia. Realizado no Hotel Radisson, em Curitiba, o evento contou com cerca de 40 empresários da capital, da Região Metropolitana e de Ponta Grossa.
Eles tiraram dúvidas e aprenderam como podem economizar até 35% a conta de luz com o ambiente de contratação livre. Com muita informação e dicas para aproveitar o mercado livre da melhor maneira possível, o evento contou com uma programação especial.
Economia e planejamento de gastos
No início do dia, os participantes tiveram uma aula sobre as tendências atuais do setor, como a descarbonização. “O mercado livre de energia representa uma grande oportunidade para os consumidores que ainda fazem parte do ambiente de contratação regulado [em que são atendidos pela distribuidora] e poderão migrar a partir de 2024“, explica Kleberson Luiz da Silva, superintendente de Mercado e Planejamento de Energia da Copel Mercado Livre, que fez a apresentação.
“Além de gastar menos, com o ambiente de contratação livre o cliente consegue se planejar melhor, negociar condições especiais e saber antecipadamente quanto vai gastar.”
Em seguida, os empresários aprenderam mais sobre o ambiente de contratação e como aproveitar as melhores oportunidades do mercado livre de energia com Gisele Monteiro, gerente de Mercado de Energia da Copel.
Com ampla experiência e conhecimento quando o assunto é o mercado de energia, ela explicou as diferenças entre o mercado regulado, do qual participam a maior parte dos clientes, e o mercado livre, que além de possibilitar redução de custos, confere maior poder de escolha aos consumidores.
Clientes decidem migrar para o mercado livre
O evento terminou com uma apresentação do superintendente de Clientes de Energia da Copel, João Acyr Bonat. Ele mostrou aos participantes o que é necessário fazer para começar a economizar desde já e explicou como a Copel acompanha os clientes nessa jornada, assumindo a responsabilidade pelos aspectos burocráticos.
“Todo empresário busca ser mais eficiente, economizar nos custos sempre que possível. Quando eles compreendem que é realmente possível reduzir os gastos com energia elétrica em até 35% e ainda gerenciar sua conta de energia com mais facilidade e previsibilidade, eles tomam a decisão na hora”, explica Bonat.
Ao final do evento, cerca de 20 clientes que participaram do evento decidiram formalizar o pedido de migração na mesma hora.
Saiba como funciona o Mercado Livre de Energia
A partir de janeiro de 2024, pequenas e médias empresas que contratam energia em alta tensão e fazem parte do chamado grupo A poderão migrar para o mercado livre de energia e economizar na conta de luz. O ambiente de contratação livre, como também é conhecido, é uma modalidade de compra de energia em que os clientes podem negociar energia elétrica e têm liberdade para discutir preço, quantidade a ser adquirida, período de fornecimento e condições de pagamento.
Essa ampliação vai beneficiar diretamente pequenas e médias empresas que possuem conta de luz a partir de R$ 5 mil mensais. Alguns exemplos de clientes são mercados, padarias, açougues e outros centros comerciais que hoje ainda são atendidos no ambiente de contratação regulada, como a maioria dos clientes. Para saber se você também pode migrar, clique aqui.