São apenas três letras, mas estão mudando o mercado de investimentos. As práticas ESG buscam trazer atenção para três pautas necessárias: social, sustentabilidade e governança. 

Nós já te apresentamos o conceito e mostramos a relevância que eles estão tendo tanto no ambiente de investimentos, como no Mercado Livre de Energia. Todo o impacto do ESG no mercado financeiro é mais uma prova de que eles vão seguir na pauta das empresas e vão se tornar não apenas mais relevantes, mas necessários nas discussões.

ESG é essencial para as discussões em 2021

A abordagem inovadora dos princípios ESG é um dos motivos que fazem com que ele esteja sempre presente na pauta das empresas. Afinal a ECO 92 trouxe um despertar global que hoje impacta toda a cadeia produtiva – e se tornou um pedido de todos os agentes que a compõem.

Vista por muitos como uma tendência, ESG é uma obrigação e uma garantia para um futuro ambientalmente possível. E os negócios são os agentes fundamentais para que todo o processo se torne eficaz o mais rápido possível. Como contrapartida, as empresas ganham maior share de mercado. 

Um dos motivos do sucesso das práticas ESG é a mudança de visão das empresas. Hoje, elas buscam ter mais atenção para riscos que eram considerados não-financeiros. Há um tempo, a sustentabilidade não apresentava grande impacto para o bolso das corporações. Atualmente, os impactos se mostram presentes quando analisamos a reputação de empresas que não apostam em boas práticas. Além disso, empresas que fogem destes padrões que estão sendo considerados tendência são consideradas um risco e geram insegurança nos stakeholders.

Para se adequar às propostas ESG, muitos investimentos estão mudando sua forma de agir. A previsão é que, até 2025, 50% dos portfólios sigam a prática. Com isso, a expectativa é de um mercado promissor e assertivo.

Consolidação

A novidade ESG não é assim tão nova. Afinal, ela faz parte do mercado brasileiro desde 2000. Mesmo assim, ela passou a se desenvolver ainda mais entre 2019 e 2020.

Com o crescimento acelerado, em 2021 devemos começar a ver mais impactos da prática ESG – como já passou a ser visto no setor de investimentos. Afinal, a pressão do mercado financeiro é para que as práticas se consolidem o mais rápido possível, saindo do discurso e trazendo para a realidade. 

A motivação fica por conta dos investidores, que estão atentos aos motivos que geram maior retorno dos investimentos e alocação de recursos – e as pautas ambientais, sociais e governança corporativa têm grande impacto no mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tamanho dos textos