Ambientalismo, energia e desenvolvimento

Ambientalismo, energia e desenvolvimento

O desenvolvimento econômico associado à evolução das indústrias e da sociedade que visa a exploração de recursos naturais de maneira irracional se tornou insustentável e hoje acompanha uma crise ecológica que coloca em risco o bem-estar da humanidade e pode ocasionar um colapso do próprio sistema econômico. Diante disso, o grande desafio atual é conciliar desenvolvimento com proteção ambiental de maneira ética e sem abrir mão da lucratividade.

Crise ambiental e aquecimento global

A crise ambiental global é definida pela poluição, desmatamento, secas, derretimento de geleiras, aumento da temperatura, aumento no nível dos oceanos, perda da biodiversidade, saturação de resíduos plásticos nos oceanos e escassez de água potável, que impactam não só o crescimento como também a saúde e segurança da população.

Nos dias de hoje, a intensificação do aquecimento global traz visibilidade aos movimentos ambientalistas. As diversas consequências das mudanças climáticas contribuem para o surgimento de uma conscientização coletiva caracterizada por uma geração de consumidores que exige medidas de conservação ambiental por parte das empresas, que têm significativo potencial para amenizar o quadro.

Seja a escolha dos consumidores conscientes

Dados de estudos recentes apontam que o consumo consciente vem crescendo entre os brasileiros. Alguns adeptos dessa forma de consumo ponderam sobre questões ambientais, sociais e econômicas no momento da escolha de um produto ou serviço, pois acreditam que seus hábitos de consumos são grandes agentes transformadores. Por isso, empresas que adotam ações sustentáveis melhoram sua imagem e se evidenciam em meio às outras.

Para construir o conceito eco-friendly ou amigável ao meio ambiente, é necessário tomar atitudes que permitam o crescimento econômico, respeitando o meio ambiente e o desenvolvimento social. O conjunto de ações a serem tomadas incluem boa gestão de resíduos, programas de reciclagem, tratamento e reaproveitamento da água, extração responsável de recursos evitando desperdícios, melhoria da eficiência energética, utilização de energias limpas, apoio a ONGs de preservação ambiental e até mesmo a criação de uma equipe com a missão de pesquisar e criar novas soluções e implementar essas medidas na empresa.

Eficiência energética

O desenvolvimento econômico moderno como conhecemos hoje, um produto do processo de industrialização dos últimos dois séculos, é alimentado por energia, em maioria de fontes minerais não renováveis que são escolhidas em virtude de sua abundância e baixos custos de obtenção.  Por isso, o setor energético é responsável por 60% das emissões globais de gases de efeito estufa e se enquadra como o principal contribuinte para as mudanças climáticas. Diante disso, a agenda de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável desenvolvida pela ONU, que deve ser implementada em todos os países até 2030, compreende a meta de assegurar o alcance de energia sustentável e acessível a todos.

Neste cenário, as soluções são investir em eficiência energética e no consumo de energias renováveis. Eficiência energética significa produzir a maior quantidade de produtos e serviços utilizando a  menor quantidade de energia possível sem afetar a qualidade. Nesse sentido, são adotadas práticas como compra de equipamentos com classificação “A” na etiqueta no INMETRO, implementação de sensores nas lâmpadas, utilização de lâmpadas fluorescentes, otimizações no processo, manutenções periódicas e correção de perdas ou vazamento.

Energias renováveis e o Mercado Livre de Energia

Escolher a fonte da energia consumida é um grande passo para contribuir com a redução da emissão de gases de efeito estufa. No Ambiente de Contratação Livre – ACL, isso é possível. A chamada energia incentivada compreende as fontes renováveis, como usinas eólicas, fotovoltaicas, termelétricas movida a biomassa e pequenas centrais hidrelétricas.

Além disso, ao migrar para o mercado livre de energia, a sua empresa tem maior previsibilidade e controle das despesas e reduz os gastos com eletricidade. Conte com a Copel Mercado Livre para ajudar a sua empresa a se tornar uma instituição sustentável com segurança nos custos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tamanho dos textos